domingo, 24 de outubro de 2010

Quando a minha amiga Cláudia me pediu pra falar um pouquinho sobre espiritualidade,  eu vacilei um pouco, como falar sobre o que se sente ?
Espiritualidade não é disciplina que se ensine, não é ciência do saber. Espiritualidade é essencialmente experiência: experiência de Deus, feita por pessoas. Experiência de um Deus pessoal, revelado em plenitude na pessoa de Jesus Cristo.
Três centros dinâmicos constituem as nossas vidas: a dimensão emocional, a dimensão racional e a dimensão da ação. A Espiritualidade precisa estar nestas três dimensões, para que seja experiência vital integral.
Podemos dizer que a maneira como a pessoa orienta estas tres dimensões relacionais é a espiritualidade que a pessoa vive! Ou então, a espiritualidade seria aquela inspiração que anima a pessoa em cada uma destas dimensões relacionais. Poderíamos então dizer que espiritualidade é a maneira como me relaciono comigo, com os outros, e com Deus.
Assim, ser espírito é a experiência maior do ser humano, experiência que constitui sua identidade. Esta experiência busca compreender-se, organizar-se,  um modo de ser, um modo de sentir, pensar e agir, um jeito de se relacionar, de tomar decisões e de trabalhar na transformação da realidade.
Tudo de espiritual que é aprendido no âmbito da fé não vem de nossas experiências intelectuais, mas da dimensão de Deus. Portanto, na experiência cristã, as palavras espiritual, espiritualidade têm o sentido, pura e simplesmente, de empenho de dinamizar o espírito, a existência que somos a partir e iluminados pelo discipulado (aprendizagem) do seguimento de Jesus Cristo, feito a dinâmica maior de nossa vida. Por isso, para nós cristãos, a verdadeira espiritualidade é o seguimento radical de Jesus Cristo.
Jesus prometeu que o Espírito Santo nos guiaria “a toda verdade” (João 16:13). Parte da verdade a qual o Espírito nos guia é aprender as coisas de Deus e aplicá-las em nossas vidas.
A Espiritualidade Cristã é baseada em quanto aquele que é nascido de novo permite que o Espírito Santo lidere e controle sua vida.
O Apóstolo Paulo diz para sermos “cheios” do Espírito Santo. “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito” (Efésios 5:18).O tempo verbal nessa passagem é continuo e significa, portanto, “continue sendo cheio do Espírito Santo”. Ser cheio do Espírito significa deixar o Espírito Santo nos controlar, ao invés de ceder aos desejos da nossa natureza carnal.
A pessoa  nascida de novo e controlada  pelo Espírito Santo vai exibir um falar sadio,uma confiança, uma caminhada espiritual consistente e uma capacidade de fazer decisões baseada na Palavra de Deus.
            Portanto, espiritualidade Cristã é uma escolha que fazemos para “conhecer e crescer” no nosso relacionamento diário com Jesus  ao submeter-nos ao ministério do Espírito Santo em nossas vidas. Isso significa que, como Cristãos, fazemos a escolha de manter uma comunicação com o Espírito que é aberta e limpa através de confissão (1 João 1:9). Quando entristecemos o Espírito através de pecado (Efésios 4:30; 1 João 1:5-8), nós levantamos uma barreira entre nós e Deus. Quando nos submetemos ao ministério do Espírito, nosso relacionamento não é apagado (1 Tessalonicenses 5:19). Espiritualidade Cristã é ter uma consciência da comunhão com o Espírito de Cristo que não é interrompida por carnalidade ou pelo pecado. Portanto, um Cristão espiritual é aquele que nasceu de novo e faz uma escolha contínua e consistente de se entregar ao ministério do Espírito Santo.
“Espiritualidade é tudo o que está em nosso coração e nos anima para a defesa da vida, para o fortalecimento da esperança. Ela é como a água da chuva que encharca a terra seca fazendo brotar a grama, as pastagens. É como a água que se joga no jardim pela manhã, vemos seu efeito na beleza das plantas e no encanto das flores que desabrocham”.
            A Espiritualidade cristã é algo que brota do coração de DEUS. A exemplo de Jesus, vemos que o Espírito de Deus o impelia constantemente para o encontro com os outros – pobres, doentes, crianças, mulheres, excluídos – e também para o encontro com o Pai na oração silenciosa em que acolhia e ouvia a vontade do Pai para a sua missão. Para nós, seguidores de Jesus, a dimensão da Espiritualidade será sempre mais descobrir a vontade de Deus em nossas vidas. Devemos estar sempre com o olhar fixo em Jesus Cristo e fazer o que Ele fez, viver o que Ele viveu, assumir o projeto que Ele assumiu.
Trata-se de fazer de toda a vida um grande momento de encontro com o nosso Deus que se revela como Pai, Filho e Espírito Santo.

Conversando sobre o assunto

1.Como vivemos a dimensão da Espiritualidade em nossos grupos de jovens da nossa igreja e nos vários grupos pastorais e movimentos da Igreja? Você percebe alguma diferença entre um grupo e outro no modo de viver a Espiritualidade?
2.Que tal começar uma experiência espiritual acompanhada por alguém? Algo mais ou menos assim: um tempo de oração diária, com um texto bíblico ou tema, um bate-papo/partilha de vez em quando e um tempo maior de oração num fim de semana ou mesmo numa manhã ou tarde.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Trabalho em conjunto , o mar é Deus e o barco somos todos nós





















Colônia de férias




O IAM busca despertar na juventude de hoje o desejo e a consciencia da necessidade de ser um guia aos irmaos na fe, de ser transmissor da mensagem de Cristo, de fundamentar sua fé e sua confianca na doutrina da Igreja e de ser um jovem reflexivo, com novo ardor , o presente e o futuro da Igreja e da sociedade.

O curso no covento das irmãs carmelitas

Primeiro curso no Rio de janeiro, promovido pela Arquidiocese para formação de assessores e coordenadores para a IAM e JM .